sexta-feira, 11 de março de 2016

Sopa de Agnolini: um clássico italiano!

A primeira vez que comi sopa de agnolini ou capeletti foi na casa de meus sogros. Era o início de um namoro que resultou em um casamento feliz, feliz! Naquela época eu já gostava muito de experimentar pratos novos, ainda mais quando o preparo é caseiro. 

Confesso que achei estranho. Eu era acostumada com sopas encorpadas, com caldo grosso. Mas foi questão de comer uma segunda vez e se apaixonar.

Meus sogros são da serra gaúcha, e com eles aprendi muitas boas receitas com pitadas italianas, como usar sálvia e orégano como temperos para frango. Meu marido prepara uma deliciosa maminha ao forno com batatas aprendida com o pai. Não tem quem não goste!

Meu filho mais velho e minha sobrinha amam demais essa sopa. Lá no Rio Grande ela é servida de entrada, mas essa duplinha acaba dispensando todo o resto.

O agnolini da serra gaúcha é único, ele é feito artesanalmente. Não adianta, você não vai encontrar em outro lugar, muito menos conseguir substituí-lo por capeletti industrializado. Então somente podemos comer dessa comida típica quando estamos no Rio Grande, ou quando piedosamente, o trazem na bagagem para nós! 

A receita é simples, é só preparar o "brodo" (o caldo) e colocar o agnolini para ferver!
O caldo é feito com carne. Pode ser de boi ou de frango. Ou até mesmo com as duas juntas.
A receita é simples. Faça um caldo de carne da sua preferência. Aqui usamos mais a costela, porque o sabor é mais marcante. Essa carne, pode ser comida com a sopa.

AGNOLINI IN BRODO

Ingredientes:
2 litros de água
300 gramas de costela com osso
1 kilo de agnolini
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque a costela para ferver na água na panela de pressão. Deixe cozinhar até que fique macia. Retire a carne, prove o caldo e acerte o tempero. Coloque o agnolini, e deixe cozinhar. Geralmente está bom quando ele sobe. Sirva bem quente.

Dica: No prato podemos acrescentar cebolinha verde picada e queijo ralado. Servir com um bom pão italiano é satisfação garantida!!!

"Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus". I Tessalonicenses 5:18












Nenhum comentário:

Postar um comentário